quinta-feira, 27 de junho de 2013

Luciano Huck entrega nova casa de sanfoneiro em Campina Grande.





Na manhã da última quarta-feira (26) na cidade de Campina Grande - PB, foi a vez da edição especial de festa junina do quadro 'Lar Doce Lar'. Depois de longos 15 dias de espera o sanfoneiro Luiz Camilo dos Santos, de 66 anos, realizou o seu maior sonho. 






A entrega da casa aconteceu pela manhã da última quarta feira (26), no bairro da Ramadinha II. Centenas de pessoas participaram do momento mais importante da vida do sanfoneiro, que deverá ser conhecido pelo Brasil no próximo sábado dia 29 quando o programa vai ao ar ao vivo. Segundo Luciano Huck, foi um prazer ser recebido mais uma vez pelo povo campinense. "Foi incrível ver in loco a festa de São João, foi uma experiência muito rica. Queria agradecer ao povo de Campina Grande que compareceu em peso às gravações", destacou ele. Luiz Camilo e sua família ficaram bastante emocionados ao ver seu novo lar, onde vão morar o sanfoneiro, a esposa Lúcia e os filhos Joacir, Jailson e Luciene. 



Uma casa desenhada pelo arquiteto convidado Léo Romano foi doada à família do sanfoneiro, já que a residência anterior estava condenada e não poderia ser alvo de uma reforma digna. Segundo Léo, o ambiente foi praticamente duplicado para acomodar os novos moradores. "A alegria da festa de São João foi um motivo para impulsionar esse trabalho", disse ele, revelando que peças do artesanato paraibano ajudaram a concluir o projeto.




Léo também nos contou de ter utilizado o próprio artesanato paraibano para constituir o novo espaço. Na frente da casa já chama a atenção pela riqueza de detalhes, como as cores vibrantes, que foram utilizadas especialmente em homenagem ao “Maior São João do Mundo”. Para o apresentador Luciano Huck, a experiência foi rica, uma vez que sua relação com a Paraíba é diferenciada. “Essa relação que tenho com a Paraíba acontece desde que fiz um 'Lata Velha' em João Pessoa, há cerca de seis anos. E o Lar Doce Lar foi muito especial, pude ver in loco a festa durante o São João, com um povo super carinhoso e que lotou o Parque do Povo quando a gente fez a prova desse quadro. Eu acho que foi uma experiência rica. Quem vai poder assistir o programa vai ver que a gente valorizou muito a cultura local, através do artesanato, que conta um pouco da história da Paraíba”, afirmou. 


Huck explicou que não foi possível reformar a casa antiga do sanfoneiro Luiz, que estava alugada e que apresentava alguns problemas na documentação, estando também em uma área de risco, localizada no bairro de Bodocongó II. Mas para o sanfoneiro, a nova casa foi o melhor presente de sua vida. “Estou muito feliz”, frisou. Segundo o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que participou da entrega, o programa só trouxe visibilidade à festa e ainda por cima através de um quadro tão bem construído. “Nós ficamos felizes pelo sanfoneiro, que é uma pessoa simples, que vive do forró”, contou. O sanfoneiro também ganhou uma sanfona nova. A equipe do Caldeirão esteve na cidade gravando o quadro desde o dia 11 deste mês. 




Para encerrar o quadro 'Lar, Doce Lar', a banda 'Cabra Bom de Xote', cujo vocalista é Joacir, filho do sanfoneiro Luiz Camilo, tocou no palco montado em frente à nova casa. O sanfoneiro foi premiado com um novo instrumento e pai e filho se apresentaram juntos. Na saída de Campina Grande, Luciano Huck abraçou moradores e tirou fotos com fãs.


Fonte: Instragram/Globo.com/CampinaFm/DeOlhoNoCariri.
Texto/Fotos/Agradecimentos: Nielly E Raquel.